Todos nós percebemos, em algum momento, quão precioso é cada dia. Em tempos antigos, o meio mais rápido de transporte era um cavalo, e isso permaneceu até 1830, quando surgiu o motor a vapor. Com o avanço da tecnologia, inventamos inúmeros dispositivos para economizar tempo, mas parece que nunca temos o suficiente. Hoje, vivemos com muito menos tempo disponível do que nossos antecessores, mesmo com automóveis e aviões velozes à disposição. O tempo escorre como areia entre os dedos e, inevitavelmente, nos leva à reflexão: quanto tempo ainda temos?

A vida é curta e incerta, e a Bíblia nos lembra, em Salmos 31:15, que “os meus tempos estão nas tuas mãos”. Isso nos leva a questionar: como estamos usando o nosso tempo? A verdade é que a cada dia temos 24 horas ou 1.440 minutos à nossa disposição. Se uma pessoa vive até os 70 anos, apenas uma fração desse tempo será realmente aproveitada para viver de forma plena, já que parte dele é gasto dormindo, trabalhando e realizando atividades rotineiras.

A Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o uso do nosso tempo de maneira sábia. O que estamos fazendo com nossos dias? Estamos servindo a Deus, vivendo de acordo com Sua vontade, ou estamos desperdiçando o tempo precioso que Ele nos deu? A Bíblia nos ensina que a vida é como um vapor: breve e passageira (Tiago 4:14). Portanto, devemos viver com propósito, buscando a Deus de todo o coração e dedicando tempo para a oração e o estudo da Bíblia.

Um ponto essencial da vida cristã é o comprometimento. Muitas vezes, dizemos que estamos comprometidos com Cristo porque fomos batizados ou porque frequentamos a igreja de vez em quando. Mas será que estamos realmente vivendo para Ele? Se a morte viesse agora, temos certeza de que nossos pecados estão perdoados e que estaríamos com Cristo na eternidade? Jesus nos ensinou a valorizar o tempo, pois “a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4). O tempo é curto, e precisamos aproveitá-lo para realizar a obra de Deus enquanto temos oportunidade.

Deus nos deu a liberdade de escolha, mas também nos advertiu sobre a urgência de tomarmos decisões sábias enquanto ainda temos tempo. Como lemos em Romanos 13:11, “já é hora de despertarmos do sono”, pois “a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Não podemos nos deixar levar pela procrastinação e pelo pensamento de que sempre haverá mais tempo. Hoje é o dia da salvação, e agora é o momento de agir.

Assim como Jesus cumpriu o propósito que Deus lhe deu, nós também temos uma missão específica designada por Ele. Cada um de nós tem um papel único no plano de Deus, e ninguém pode ocupar o nosso lugar. O tempo é uma dádiva que nos foi concedida para cumprir esse chamado. E mesmo que tenhamos desperdiçado tempo no passado, ainda há esperança: sempre podemos recomeçar.

Portanto, enquanto temos tempo, devemos nos revestir do Senhor Jesus Cristo e viver à luz do Evangelho. Devemos amar ao próximo, como Cristo nos ensinou, e deixar de lado tudo o que nos afasta de Deus. O tempo é precioso demais para ser desperdiçado com coisas vãs. Nossa vida é curta, e um dia estaremos diante de Deus para prestar contas do que fizemos com nosso tempo aqui na Terra.

Se você ainda não se entregou completamente a Cristo, este é o momento. Não adie sua decisão, pois não sabemos o que o amanhã nos reserva. O tempo está correndo, e a eternidade está diante de nós. Que possamos viver de maneira sábia, aproveitando cada momento para glorificar a Deus e cumprir o propósito que Ele tem para nossas vidas.